Assembleia das Crianças premiou diversidade cultural através da gastronomia
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2025-05-28
Decorreu no passado dia 23 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Pombal, a VII Assembleia das Crianças, uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Pombal no âmbito da Actividade de Enriquecimento Curricular de Cidadania. Sob o tema “Inclusão, Diversidade e Multiculturalidade”, a assembleia contou com a participação de 46 alunos, em representação de nove escolas da freguesia, “que apresentaram projectos criativos, socialmente relevantes e profundamente alinhados com os valores da cidadania, da empatia e do respeito pela diferença”, conforme se lê numa nota de imprensa da Junta de Freguesia.
O projecto vencedor da assembleia foi o “Restaurante Mundial”, apresentado pelos alunos Afonso Fontes, Simão Santos, David Nascimento, Madalena Catarro e Sarah Lourenço, do 4.º E do Centro Escolar de Pombal, sob orientação da professora Adriana Silva. Esta proposta criativa sugere a criação de um restaurante temático onde, a cada dia da semana, se dá destaque a um continente diferente, servindo pratos típicos das suas regiões. “Mais do que uma viagem gastronómica, trata-se de uma experiência educativa que promove o conhecimento cultural, desperta a curiosidade e valoriza a diversidade através da comida”, revela a Junta de Freguesia de Pombal. Como reconhecimento pelo seu trabalho e espírito inovador, os autores do projecto vencedor irão realizar uma visita à Assembleia da República.
No total, as crianças apresentaram nove projectos, “cada um deles refletindo preocupações e ideias dos alunos em torno de uma escola e de uma sociedade mais inclusivas, solidárias e sustentáveis”. A EB de Travasso propôs o projecto “Troca Feliz”, que sugere a criação de uma loja comunitária onde se podem trocar objectos por alimentos orgânicos cultivados na horta escolar, promovendo a igualdade e o apoio a famílias em situação de carência. A EB do Casalinho apresentou o “Saberes & Sabores do Mundo”, um festival intercultural com gastronomia, danças e um mercadinho que integra a diversidade da cidade e valoriza pequenos negócios. A EB da Fonte Nova defendeu a criação de “Espaços Verdes na Escola”, com áreas naturais e inclusivas que proporcionem contacto com a natureza e acessibilidade para todas as crianças. A EBI Gualdim Pais propôs o “Veterinário Social”, um projecto que disponibiliza cuidados veterinários a animais de estimação de famílias vulneráveis, promovendo a inclusão e o bem-estar animal. Por sua vez, a EB do Escoural apresentou o “Atelier Cultural”, uma resposta à diversidade crescente da comunidade escolar, que aposta no ensino de línguas e no diálogo intercultural. A turma do 3.º F da Conde Castelo Melhor sugeriu a criação de um “Parque de Diversões Inclusivo”, com equipamentos adaptados que garantam a brincadeira em igualdade de condições para todas as crianças. O projecto “Feira Multicultural: A Feira das Nações”, da EB do Barrocal, destacou-se pela proposta de uma feira escolar onde se celebram os costumes, tradições e gastronomias de diferentes culturas, promovendo o respeito e a aprendizagem mútua. A EB dos Vicentes apresentou o projeto “Direito ao Jogo”, que propõe a criação de um jogo educativo baseado na Convenção sobre os Direitos da Criança, incentivando a reflexão sobre direitos, deveres e diversidade.
A Junta de Freguesia de Pombal congratulou todos os alunos, professores e escolas envolvidos nesta edição da Assembleia das Crianças, realçando a qualidade das propostas que demonstram “o potencial transformador da educação para a cidadania, promovendo desde cedo a escuta activa, o pensamento crítico e o compromisso com uma sociedade mais justa e inclusiva”.