Pombalense é candidato pelo PS à Câmara do Porto

Escrito por em 2021-06-08

Eduardo Pinheiro é o actual secretário de Estado da Mobilidade

O pombalense Eduardo Pinheiro, actual secretário de Estado da Mobilidade, foi o nome escolhido pelo PS para ser candidato à Câmara do Porto. A escolha, segundo alguma imprensa nacional, resulta de um acordo com o secretário-geral do partido, António Costa, e acaba por ser uma solução pacificadora quando existiam vários nomes que se perfilavam para concorrer à mais importante autarquia do norte do país. Eduardo Pinheiro, de 42 anos, já havia sido um dos cinco secretários de Estado nomeados pelo primeiro-ministro, em Abril de 2020, ao abrigo do estado de emergência, para cumprirem a missão de coordenação regional do combate à pandemia causada pela covid-19.

Eduardo Nuno Rodrigues e Pinheiro nasceu em 1979, sendo pós-graduado em Gestão de Entidades Públicas e Autárquicas pelo INDEG-IUL ISCTE Executive Education e licenciado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Desde 2002, integrou diversas estruturas de gestão de fundos comunitários na área da formação e do emprego no âmbito do QCAIII e do QREN, sob a tutela dos Ministérios da Economia e da Segurança Social, exercendo funções técnicas e de direção. A partir de outubro de 2013 ocupou o cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos até ao início de janeiro de 2017, momento em que assumiu a Presidência da Câmara, até ao final do mandato então em curso, passando igualmente a acumular os cargos de Presidente do Conselho de Administração das empresas municipais Matosinhos Habit, E.M. e Matosinhos Sport, E.M.. Ainda em janeiro de 2017, assumiu a Presidência da Assembleia Geral da Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura.

Entre janeiro de 2017 e maio de 2019, exerceu o cargo de Presidente da Assembleia Geral do Metro do Porto. Em outubro de 2017 assumiu o cargo de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, com responsabilidade nos pelouros do Planeamento e Ordenamento do Território; da Reabilitação Urbana; da Gestão e Fiscalização Urbanística e das Finanças e Património. Em dezembro de 2018 foi eleito vice-presidente do Conselho de Administração da Agência de Energia do Porto.


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

            A rádio que lhe diz mais!

Background