Sismo sentido na região de Pombal

Escrito por em 2021-03-21

Abalo teve magnitude 3.0 e epicentro perto de Leiria

Um sismo de magnitude 3.0 na escala de Richter, com epicentro a oito quilómetros a norte-noroeste de Leiria, foi sentido na madrugada deste domingo em alguns concelhos da região. Nas redes sociais há relatos de quem o terá sentido também no concelho de Pombal.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informou que “pelas 01:35 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.0 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 8 km a Norte-Noroeste de Leiria”. Este sismo, de acordo com a informação disponível, “não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Leiria (Leiria)”.

Na escala de Mercalli modificada, o grau IV refere-se a um sismo em que “os objectos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem”.

Segundo o IPMA, o sismo foi ainda sentido, com menor intensidade, nos concelhos de Figueira da Foz (distrito de Coimbra), Alcobaça, Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós.

Marcado como

Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

            A rádio que lhe diz mais!

Background