Ansião: Ribeira de Alge vai ter obras de 1,5 milhões na estação de tratamento de águas
Escrito por 97fm Rádio Clube de Pombal em 2022-02-21
Embora a ETA esteja no concelho de Figueiró dos Vinhos, é uma infra-estrutura que pertence ao município de Ansião
A Águas do Centro Litoral vai investir 1,5 milhões de euros na requalificação da estação de tratamento de água (ETA) de ribeira de Alge, em Figueiró dos Vinhos, investimento que vai beneficiar também os concelhos de Ansião e Penela.
“A empreitada, que contará com um investimento total de 1.497.363,38 euros, vai traduzir-se numa melhoria substancial no fornecimento de água nos municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Penela, representando uma população beneficiada superior a 11 mil habitantes-equivalentes”, referiu a Águas do Centro Litoral (AdCL). De acordo com a empresa, “esta intervenção dará uma maior resiliência e robustez ao processo de tratamento, permitindo uma adequada resposta a possíveis alterações da qualidade da água decorrentes de possíveis fenómenos climáticos extremos, como pluviosidade intensa ou lixiviação de cinzas decorrentes de incêndios”.
Os trabalhos, com uma duração prevista de 545 dias, contemplam “a reabilitação da captação de água da ribeira de Alge e da estação de tratamento de água, nomeadamente a remodelação dos equipamentos existentes, instrumentação, válvulas, tubagens e acessórios dos diversos órgãos de tratamento que compõem a instalação”.
Além “da beneficiação de outras estruturas e edifícios da ETA, está também incluída nesta empreitada a implementação de uma etapa adicional de coagulação e floculação, melhorando desta forma o tratamento preconizado na instalação”, adiantou a informação disponibilizada no sítio na Internet da AdCL na quarta-feira, dia em que nos Paços do Concelho de Ansião, foi formalizada a consignação dos trabalhos.
O presidente da Câmara de Ansião, António José Domingues, explicou à Lusa que, “embora a ETA esteja no concelho de Figueiró dos Vinhos, é uma infra-estrutura que pertence ao município de Ansião e que, com o protocolo da concessão da água em alta, passou a ser explorada pela AdCL.
“É muito importante o investimento e vai ao encontro das expectativas do município que passavam por dotar a infra-estrutura de condições técnicas e logísticas para que a captação, tratamento e distribuição de água possa ser sustentável não só nos tempos que correm, mas também a médio e longo prazos”, afirmou o autarca.
A Águas do Centro Litoral tem a concessão, por um período de 30 anos, até 2045, da exploração e da gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Litoral de Portugal.
Esta é uma sociedade constituída em 2015 e participada pela Águas de Portugal, SGPS, SA e por 29 municípios distribuídos pelos distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Porto e Santarém.