Amigos do Arunca recolheram tartaruga exótica em Pombal

Escrito por em 2024-03-18

Os Amigos do Arunca recolheram ontem (dia 17) uma tartaruga de uma espécie exótica e invasora, no rio Arunca, em Pombal. Uma situação que já não é virgem.

Na sua página de facebook, a associação ambientalista revela ter recebido, no passado dia 9, uma mensagem de um seguidor informando da presença da tartaruga na margem do rio. “Reparei nesta (tartaruga) porque acho que não é um cágado, devido ao tamanho, nas margens do rio Arunca”, escreveu o seguidor, acompanhando a mensagem com uma foto do animal. Os Amigos do Arunca procederam à identificação e tentaram recolher a tartaruga, mas o elevado caudal que o rio apresentava nesse dia não o permitiu. A captura apenas ocorreu ontem, após alguns dias de monitorização, permitindo perceber que se tratava de um exemplar de Tartaruga-de-faces-rosadas (Trachemys scripta elegans). O animal foi entregue ao SEPNA – Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR de Pombal, para posterior encaminhamento para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas do Centro (ICNF).

Os Amigos do Arunca sublinham que o abandono de animais é um crime, e que “ninguém pode manter, criar ou comercializar um exemplar desta espécie, sem devida autorização emitida pelo ICNF”, por se tratar de uma espécie exótica invasora, com poucos predadores naturais em Portugal, que se reproduz muito facilmente em estado selvagem, e que constitui uma ameaça para a sobrevivência das tartarugas autóctones, uma vez que estão a competir pelo mesmo alimento e território. Os ambientalistas afirmam ainda que “o abandono de animais exóticos é uma consequência de uma tendência a que temos vindo a assistir nos últimos anos em todo o mundo: a compra de animais exóticos por pessoas que mais tarde acabam por não conseguir tratar deles, por falta de informação e meios financeiros”.


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

       A rádio que lhe diz mais!

Background