Historial

Historial do Rádio Clube de Pombal – 97fm

Foi em 1986 que dois jovens, Rui Abreu e Miguel Valentim, resolveram dar luz ao que viria a ser o Rádio Clube de Pombal. Montaram um arcaico emissor, ligaram-lhe um gira-discos, um leitor de cassetes e um microfone. A experiência foi feita durante semanas. Deixavam a música no ar e andavam, ora de carro ora a pé, de rádio ao ombro para testar até onde chegava a emissão.

Entretanto, Hélder Diniz junta-se a eles. Depois de muitas ligações e afinações de ouvido, escolhem o dia 25 de Abril para lançar a emissão. No dia antes, já a população que ia aos cafés da Vila de Pombal podia ver os papéis que anunciavam o futuro Rádio Clube de Pombal.
Antes disso era preciso reunir vozes. Convidam os amigos Paulo Ramos, Paulo Silva, Paulo Godinho e Jorge Ramos. O estúdio é improvisado em casa dos pais de Miguel Valentim na Rua Capitão Tavares dias nº11 em Pombal. Dois sofás serviam de base para uma espécie de mesa, inventada a partir de uma porta velha. Aí estavam os aparelhos, que ao meio dia começavam a emitir o que, ainda sem existir legalmente, assumia o nome Rádio Clube de Pombal.
A inexperiência era óbvia e traduzia-se num desfile ininterrupto de músicas anunciadas pelas vozes trémulas dos locutores. Mas ainda assim, a estreia contou com um passatempo, “apoiado” pelo primeiro patrocinador da estação. Manuel Gonçalves, proprietário d’O Móvel/Dona Branca vinha ao estúdio oferecer patrocínio.

A música estava no ar e com ela a curiosidade. Nos primeiros três dias todos queriam ver como é que a voz de um conhecido viaja no ar à distância e só parava no aparelho de rádio, lá em casa. A novidade também era que a rádio falava de Pombal e tinha gente conhecida da terra. O bicho da rádio foi chamando Victor Mota, Rui Valentim, Paula Alexandra Silva e Joaquim Eusébio, que aumentavam a equipa. O chamado “estúdio”

improvisado tornava-se pequeno e sem condições. Era urgente procurar um espaço maior. É no dia em que a emissão faz um mês de vida, que muda para as primeiras instalações “a sério”. O número 47 da Rua Professor Gonçalves Figueira em Pombal. Lugar que recebe mais colaboradores. Carlos Dinis, Afonso Neves, Carlos Silva, Alexandra Neves, Filipe Miguel e Luís Eduardo.

Até aqui, a estação sintoniza-se na frequência de 103,00 Mhz, entre as 19 as 24 horas. O horário foi alargando cada vez mais. Primeiro antecipou para as 15 horas e uns meses mais tarde para o meio-dia. No final do Verão é definido o período, das sete à uma hora, que se mantém até à emissão contínua. É também nesta altura que a frequência muda para 97,00 Mhz.

Passo seguinte: legalizar a instituição como entidade jurídica. Em 23 de Outubro de 1986, Vítor Mota, António Aguiar, Paula Silva, Rui Abreu, Miguel Valentim, Teresa Cardoso, Fernando Sotta, Helder Diniz, Joaquim Eusébio, Paulo Cipriano, Deolinda Carreira, José Carraca, António Pinto e Carlos Oliveira fundaram a Cooperativa Rádio Clube de Pombal CRL, no Cartório Notarial de Ansião.


Emissão online

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

            A rádio que lhe diz mais!

Background