“Em Dias de Bodo” volta a ter formato reduzido

Escrito por em 2021-07-12

Normas da DGS impõem mais restrições do que no ano passado

A edição deste ano do “Em Dias de Bodo”, a versão mais suave das Festas do Bodo adaptada aos tempos da pandemia, vai decorrer de forma ainda mais leve do que estaria pensada, devido às restrições introduzidas pela DGS. A 97FM sabe que estavam equacionadas as hipóteses de existir uma área de divertimentos e de se realizarem mini-concertos em frente a alguns espaços culturais e em esplanadas, mas as directrizes da DGS não permitiram que tal acontecesse. Outra alteração resultante das normas da DGS, até em relação ao formato experimentado no ano passado, é que os espectáculos agendados terão de ser realizados em recinto coberto, deixando de ser na Praça Marquês de Pombal ou Jardim do Cardal, para serem no Teatro-Cine e no Auditório da Biblioteca Municipal.

O programa do “Em Dias de Bodo” foi apresentado esta segunda-feira e contempla alguns concertos, exposições e instalações artísticas, além de actividades e workshops para todas as idades. As entradas para os espectáculos serão gratuitas mas será obrigatório um bilhete, recomendando-se a reserva antecipada deste, a partir do dia 20, até devido à limitação da capacidade das salas. Os espectáculos nos auditórios serão transmitidos nas redes sociais do Município de Pombal.

Na sexta-feira, dia 23, decorre a Sessão Solene, nos Paços do Concelho (17h), que será seguida da inauguração da exposição fotográfica “Pombal por Pombal”, com curadoria de João Ferreira, nos Claustros dos Paços do Concelho. Às 19h é inaugurada outra exposição: “Trazemos à Memória… Noite de Pombal na Cultura do Bodo com o Grupo Coral Misto”, no Arquivo Municipal, que contará com a participação do grupo de música Pé Fresco. À noite, o Auditório Municipal recebe a banda pombalense Collapsus (21h30) e o Teatro-Cine propõe o concerto com Skilla Benema e João Pequeno, às 22h30.

No sábado, dia 24, com repetição nos dias seguintes, haverá o Bodo dos Avós. Trata-se de um palco sobre rodas que estará em itinerância nas freguesias do concelho, passando pelas estruturas residenciais para idosos. Decorrerá ainda o InstaHeritage, um concurso/encontro de instragrammers (9h); “O Bodo: histórias na ponta dos dedos” (10h) e o Dia a Dia das Emoções (11h). Às 21h30 há uma “Viagem pelas Músicas do Mundo”, pelo Quarteto de Clarinetes da Sociedade Filarmónica Vermoilense, no Auditório Municipal, e o concerto dos Virgem Suta, no Teatro-Cine, às 22h30.

Para domingo estão agendados o Bodo dos Avós e O Bodo: histórias na ponta dos dedos. O Teatro-Cine acolhe o Desfile de Vestidos de Chita, organizado pela Fachonet e ETP Sicó, às 19h30; e o “Pombal no Antigamente”, pelo Rancho Típico de Pombal, às 21h30. Já no Auditório da Biblioteca, actuam os Issa Bella, às 22h30.

Por último, na segunda-feira, dia 26, o Museu de Arte Popular Portuguesa oferece um workshop de Desenho em Pergamamo, com Luísa Navega. Já a proposta no Auditório da Biblioteca é “Fado no Povo”, às 21h30, enquanto no Teatro-Cine, uma hora depois, actua Íris Silva e os amigos do The Voice Portugal (Lu e Pri, Miguel e João, e Tiago Silva).

No Em Dias de Bodo destaca-se ainda o Roteiro das Figuras com História, que dará a conhecer algumas figuras ligadas a Pombal, nomeadamente Gualdim Pais, o Conde Castelo Melhor, o Marquês de Pombal e Maria Fogaça. Haverá também uma instalação de luz denominada Cloud_Cobertura Interativa, de Nuno Mika, patente nas ruas Capitão Tavares Dias e Almirante Reis, além do Gafanhoto gigante que já foi apresentado no ano passado. Podem ainda ser visitadas as exposições: Desconfinar (Teatro-Cine), A Força da Luz (Casa Varela), Novas Janelas de Leitura (Biblioteca) e Em Dias de Bodo (Largo do Cardal). Tal como no ano passado, existirão três pontos de venda de farturas.

Quanto à vertente religiosa, será assinalada com Missa e Proclamação da Palavra, na 5ª e 6ª feira às 21h e no sábado às 21h30; Eucaristia Dominical, no domingo às 8h30, 10h30 e 19h; e Eucaristia de Encerramento dos Festejos em Honra de Nossa Senhora do Cardal, na 2ª feira, às 9h. As celebrações religiosas terão transmissão no facebook da Paróquia de Pombal.

Marcado como

Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

            A rádio que lhe diz mais!

Background