Alunos da Escola Gualdim Pais de Pombal foram premiados

Escrito por em 2021-06-02

Prémio atribuído no âmbito do desafio “Repórter Electrão”.

Três alunos do primeiro ciclo da Escola Básica Gualdim Pais de Pombal, orientados pela professora Isabel Correia Dias, foram premiados no âmbito de um desafio lançado este ano lectivo pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos: o “Repórter Electrão”. Trata-se de uma iniciativa dinamizada na comunidade “Escola Electrão”, que tem como objectivo reforçar a sensibilização para a necessidade de encaminhar correctamente as embalagens, pilhas e equipamentos eléctricos usados para reciclagem.

Os alunos do 4º F, que desenvolvem actividades num contexto de inclusividade, valorização e respeito pela diferença, reaproveitaram materiais, como caixotes, rolos de papel, jornais, revistas e vasos para a construção de um robot para depósito de baterias: o “Tialex” – baptizado com as primeiras letras do nome dos seus autores. O grupo de alunos criou ainda um depósito de pilhas. Esta iniciativa motivou os restantes alunos da escola a depositarem ali as pilhas e baterias usadas. .

O desafio “Repórter Electrão” premiou ainda outros alunos em vários pontos do país. Três alunos do Clube de Empreendedorismo Júnior do Centro Escolar da Saldida, na Murtosa, distrito de Aveiro, destacaram-se na categoria de audiovisual, ao nível do primeiro ciclo.  No segundo ciclo saiu vencedor, na categoria audiovisual, um grupo de três alunos do Conservatório de Música da Covilhã, no distrito de Castelo Branco. No terceiro ciclo o prémio na categoria audiovisual foi entregue a dois alunos da Escola Básica e Secundária Francisco Simões, em Almada, no distrito de Setúbal. Na categoria Imprensa, ao nível terceiro ciclo, o prémio foi atribuído a um aluno da Escola Básica de Vilarinho do Bairro, Anadia, distrito de Aveiro.

Cada um dos alunos premiados levou para casa um vale de 50 euros para compras na Rádio Popular, tal como cada um dos cinco professores que orientaram os grupos. No total 33 trabalhos foram apresentados a concurso: 28 na categoria de audiovisual e cinco na categoria de Imprensa. No primeiro desafio, lançado no início do ano lectivo, tinham sido submetidas 17 candidaturas.

O terceiro e último desafio do Repórter Electrão deste ano lectivo convida os alunos a trabalharem a temática da reciclagem de equipamentos eléctricos. Os trabalhos jornalísticos podem ser enviados até ao dia 15 de junho, mantendo-se as categorias anteriores: imprensa e audiovisual.

A avaliação dos trabalhos tem em conta a criatividade, originalidade, qualidade e rigor da informação que deve esclarecer, em estilo jornalístico, sobre os processos de reciclagem de equipamentos eléctricos. Podem participar todos os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, quer já tenham ou não submetido trabalhos nos desafios anteriores, tal como prevê o regulamento.

 


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

            A rádio que lhe diz mais!

Background