Casa Varela, em Pombal, abre as portas com exposição interactiva

Escrito por em 2021-04-04

Instalações de arte digital foram produzidas pelo pombalense Nuno Mika

Depois de uma inauguração adiada em Janeiro devido ao confinamento em todo o país, a Casa Varela – Centro de Experimentação Artística de Pombal vai finalmente poder abrir as suas portas à população. E a inauguração vai-se fazer da mesma forma que estava prevista no início do ano, ou seja, com INTERACTIVITY, uma exposição imersiva e interactiva com duas instalações de arte digital, produzidas pelo pombalense Nuno Mika e pela sua equipa durante uma residência artística naquele espaço.

Da exposição constam as instalações Infinity Room e Sound-Memory. A primeira “é uma instalação imersiva que consiste na criação de um espaço físico no qual somos remetidos para uma percepção espacial indefinida e ilimitada. O observador ao percorrer a instalação activa vários sensores que alteram a composição do espaço. Estas alterações acontecem através de várias dinâmicas de luz”. Já  Sound-Memory capta e interpreta sons recolhidos da vida quotidiana da cidade e materializa-os “através da projecção de luz em vapor de água, gerando assim um espaço imersivo e efémero”. Através dos seus movimentos, os visitantes alteram estes sons que, por sua vez, alteram a composição do espaço.

A exposição pode ser visitada a partir de 5ª feira, mas tem um número limite de quatro visitantes por cada sessão, que dura cerca de 15 minutos. Apesar da entrada ser gratuita, apela-se a que reserve a sua sessão através de um contacto com a Casa Varela pelo telefone 236 210 557. As sessões decorrem entre as 16h e as 21h, nos dias de semana, e entre as 10h e as 13h aos fins de semana.


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

            A rádio que lhe diz mais!

Background