Sp. Pombal sobe ao Campeonato de Portugal (Mentira de 1 de Abril)

Escrito por em 2021-04-01

Associação de Futebol de Leiria decide terminar campeonatos

A Associação de Futebol de Leiria (AFL) decidiu esta manhã dar por concluídos os campeonatos distritais da Divisão de Honra e da 1ª Divisão Distrital. Sporting de Pombal e Peniche sobem assim ao Campeonato de Portugal.

A decisão surgiu após ter sido anunciada ontem a atualização da Orientação 036/2020, da Direção-Geral de Saúde (DGS), relativamente ao Desporto e Competições Desportivas, no âmbito da COVID-19, a qual enquadra as obrigatoriedades a cumprir, de forma a que os Clubes possam retomar a actividade e, por inerência, as associações de futebol. As novas orientações da DGS indicam que a retoma das actividades desportivas possa ser uma realidade, mas obriga à “apresentação de um resultado negativo num teste laboratorial para SARS-CoV-2, realizado nos termos da Norma 019/2020 da DGS, até 72 horas antes do início das atividades por parte de todos os praticantes de modalidades desportivas de médio e alto risco”, sendo que o futebol insere-se na categoria de médio risco. Esta orientação é incomportável para os clubes que dizem não ter capacidade financeira para assumir mais esse encargo. A decisão de que os jogos terão de continuar a ser realizados sem público foi apenas mais uma gota de água que levou o copo a transbordar. Durante toda a manhã, a AFL esteve a ouvir os clubes filiados e acabou por decidir fazer o que já havia sido feito na época 2019/20. Dar por terminados os campeonatos e, uma vez que em 2021/22 haverá uma nova divisão nacional e há acertos a fazer no número de equipas a participar no Campeonato de Portugal, indicar os dois primeiros classificados da Divisão de Honra, Sp. de Pombal e Peniche, como os clubes a subir de divisão. Está ainda a ser estudada a hipótese destas equipas realizarem um playoff para apurar o campeão distrital.

António Sintra, presidente do clube pombalense, afirmou que tudo estava a ser preparado para a retoma da competição, mas que esta “é uma boa notícia para uma colectividade que está prestes a fazer cem anos de vida” (o clube foi fundado em 1922). O dirigente revela que não foi apanhado de surpresa pois “já tinham existido conversas entre os clubes e a AFL que apontavam que este poderia ser um dos desfechos possíveis”. Apesar das incertezas quanto ao futuro, até porque o Sporting de Pombal vai a eleições em Maio, António Sintra entende que a aposta do clube deve continuar a ser na prata da casa, tal como tem ocorrido nas últimas temporadas.

 

NOTA: Esta foi a nossa mentira do dia 1 de Abril, pelo menos nos moldes em que a subida acontecia. O Sporting de Pombal até pode subir ao Campeonato de Portugal na próxima época, mas tudo indica que essa subida terá mesmo de ser conquistada nos jogos que faltam para terminar a primeira volta da Divisão de Honra.


Emissão online

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

            A rádio que lhe diz mais!

Background