Filarmónica Pombalense premiada na Rússia

Escrito por em 2021-03-31

Instituição ganhou medalha de ouro e 1º prémio

A Filarmónica Artística Pombalense (FAP) foi laureada com uma Medalha de Ouro e um Primeiro Prémio no “International Music Moscow Competition 2021”, um evento de cariz musical originário da Rússia, que tem como principal objectivo apresentar o trabalho de professores e alunos de música, dando a oportunidade, uma vez que se realiza online, para que músicos do mundo inteiro possam participar.
O concurso divide-se em várias secções, tendo a instituição do concelho de Pombal participado na de Orquestras. O maestro Lourenço Cruz escolheu levar ao concurso a peça “Aria for Sax”, de Lorenzo Pusceddu, interpretada pela solista Mariana Pedrosa. O trabalho foi escrutinado por um júri internacional que avaliou as prestações de 160 concorrentes de 26 países. A Filarmónica Artística Pombalense obteve a classificação de 97 pontos em 100 possíveis, ganhando assim uma Medalha de Ouro, entregue a quem alcance mais de 90 pontos. Do júri fazia parte o russo Nikolay Popov, compositor e solista da Orquestra do Teatro Bolshoi, e o saxofonista da Mongólia, Dmitriy Tagan, vencedor de várias competições internacionais.
Numa nota de imprensa, a Filarmónica Artística Pombalense revela que está sem actuações presenciais desde março de 2020, tendo-se “reinventado para manter a actividade e a união dos seus músicos e alunos”. O trabalho apresentado no concurso surgiu em outubro de 2020 no âmbito do XXI Encontro de Bandas do Concelho de Pombal, realizado em formato virtual. A instituição realça o trabalho do então recém chegado maestro Lourenço Cruz que, tendo apenas dois ensaios, “mostrou a sua garra criando o concerto que alcançou este belíssimo resultado”.
FOTO: Filarmónica Artística Pombalense

 


Emissão online

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

            A rádio que lhe diz mais!

Background