Pombal recebe Nacional de Pista Coberta polémico

Escrito por em 2021-03-11

Competição de clubes realiza-se sem a presença do Benfica

A FPA anunciou a concentração dos Nacionais de clubes em pista coberta na Expocentro, em Pombal, agendando as competições para dois fins de semana, o próximo, 13 e 14 de março, para os clubes do Grupo A, e para 27 e 28 de março, para os do Grupo B. A decisão surge após a mesma federação ter anunciado que a prova iria ser dividida por dois locais, Pombal e o Jamor, em Oeiras, de forma a não juntar tantos atletas num mesmo espaço em contexto de pandemia. Contudo, não escapa à polémica.

O anúncio surgiu já após o Benfica ter emitido um comunicado em que revelou a sua desistência da competição e nem a alteração ao formato da prova fez com que os encarnados, que detêm o título nacional em masculinos, recuassem na sua opção. Ana Oliveira, responsável pelo atletismo do Benfica, diz que “continuam a não existir condições sanitárias, incluindo a essencial testagem a todos os participantes e envolvidos na organização”, e que a FPA não revela qualquer motivação para as criar. “Temos uma estrutura e planeamento, não é a dois dias de uma competição destas que as condições seguras para todos serão alcançadas”, sublinhou.

A Federação havia respondido ao comunicado do Benfica dizendo que o atletismo é considerada uma modalidade de baixo risco, segundo a Direcção Geral de Saúde, e que nas provas já disputadas esta época sempre participaram atletas do clube sem que tenha existido testagem à Covid como agora o Benfica pretende. Ana Oliveira insiste na necessidade de se proceder à testagem generalizada antes da competição, atendendo que a classificação de modalidade de baixo risco se deve ao facto de ser disputada ao ar livre, sem referencia às provas em pista coberta.

No meio da polémica, o Município de Pombal admitiu que os Nacionais de clubes em pista coberta não poderiam ser feitos do modo como a Federação pretendia. “Há um plano de contingência no uso do pavilhão. Há uma restrição muito grande e a FPA propôs dois fins de semana para se realizar a competição e depois mudaram para um fim de semana. Pombal não tem capacidade para receber 800 pessoas”, avisa Pedro Martins. Não podemos comportar estes atletas nem a hotelaria aguenta. Queríamos a versão de dois fins de semana, ou seja reduzir para metade o número de atletas. Não ponho em causa a capacidade da Federação, mas assinalei a minha preocupação”, explicou Pedro Martins, vereador da autarquia com o pelouro do Desporto.

A pretensão do Município acabou por ser atendida e a prova será disputada em dois fins de semana, com as melhores equipas a competirem já este sábado e domingo, e as do chamado Grupo B a entrarem em acção a 27 e 28 de março, embora sem a presença do Benfica.

De acordo com o plano de contigência em vigor, as provas decorrerão sem a presença de público.


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

            A rádio que lhe diz mais!

Background