Câmara pede sugestões para requalificação em Meirinhas

Escrito por em 2021-03-08

Largo da Igreja vai ser intervencionado para melhorar mobilidade

Está a decorrer, até ao final do presente mês, o processo de auscultação pública para a recolha de contributos, ideias e sugestões para a execução do projecto de requalificação do Largo da Igreja de Meirinhas.  O objectivo da Câmara Municipal de Pombal e da Junta de Freguesia de Meirinhas é proporcionar melhores condições de acolhimento e mobilidade. A oportunidade de requalificação da área correspondente ao Largo da Igreja resulta da verificação de uma carência ao nível da utilização do espaço público colectivo na envolvente do edifício religioso. Segundo uma nota do Município de Pombal, esta necessidade foi avançada pelo Presidente da Junta de Freguesia de Meirinhas, bem como pelo pároco e a comissão da Fábrica da Paróquia.

Segundo a mesma nota, “a intervenção, que compreende uma área de aproximadamente 5.800m2, abrange aquela zona central de Meirinhas, que se configura como um ponto de reunião da população, acolhendo-a em dias de celebração e cerimónias de teor religioso. Actua ainda como uma bolsa de estacionamento complementar à zona do Mercado, localizado no Salão de Colectividades, e de apoio aos serviços/ comércios instalados nos edifícios próximos à Igreja”. Contudo, a autarquia considera que o espaço actualmente está desajustado, “sendo urgente a reconsolidação das suas partes e utilidades, como proceder-se à actualização dos equipamentos e infra-estruturas existentes”. O Município acrescenta que “talvez o maior objectivo que se pretende obter com a intervenção de requalificação do largo, é actuar sobre a própria mobilidade da zona de intervenção, moderando o acesso e a mobilidade nos diferentes arruamentos que o servem e o atravessam, mediante o controlo da velocidade e o tratamento do pavimento do largo, para que mais que dos automóveis, seja um espaço de aproximação da população, com características pedonais”.

Na opinião do edil pombalense, Diogo Mateus, este projecto de requalificar o centro cívico da freguesia “é, por ventura, o mais importante” dos que têm sido feitos, do ponto de vista urbanístico, em Meirinhas, vincando que se trata de um “espaço que diz tantos aos meirinhenses sob o ponto de vista religioso, comercial e de convívio social”.

No âmbito do processo de auscultação pública, o presidente da Câmara Municipal apela para que “os cidadãos conhecedores, interessados, que vivem intensamente a sua terra, bem como todos aqueles que gostem de participar nas discussões públicas, ajudem a fazer um projecto de requalificação melhor, enviando as suas opiniões, percepções e sensibilidades”.

Também Manuel Virgílio Lopes, Presidente da Junta de Freguesia de Meirinhas, enaltece a importância daquele projecto de requalificação, que surge depois de outros arranjos urbanísticos realizados na freguesia, destacando, ainda, a requalificação do antigo edifício escolar para onde serão transferidos os serviços da Junta de Freguesia, proporcionando melhores condições de atendimento.


Emissão FM

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

            A rádio que lhe diz mais!

Background