Pedro Brilhante lidera basquetebol distrital

Escrito por em 2021-02-24

Pombalense foi eleito presidente da Associação de Basquetebol de Leiria

O pombalense Pedro Brilhante é o novo presidente da Associação de Basquetebol de Leiria (ABL). Vai assim liderar a estrutura associativa num mandato de quatro anos, que se vai estender até ao final de 2024.

A nova direcção é composta por membros de vários concelhos do distrito e amplia a sua representatividade territorial nos órgãos directivos. É composta por Pedro Brilhante, Presidente; Tierri Canelas, Hélder Sousa, Paulo Ribeiro, Catarina Costa, Anabela Ribeiro e Sérgio Correia, Vice-Presidentes. Os restantes órgãos foram também a votos, tendo sido eleitos Júlio Jesus como Presidente da Assembleia Geral, Gonçalo Sá como Presidente do Conselho Fiscal, Tiago Miranda como Presidente do Conselho de Arbitragem, João Carreira como Presidente do Conselho de Disciplina e Fábio Bernardino como Presidente do Conselho de Justiça.

Durante a Assembleia Geral que deu posse aos novos órgãos, Pedro Brilhante, assumiu o compromisso de continuidade com o bom trabalho realizado pela direcção anterior e agradeceu ao seu antecessor, Gonçalo Sá, e sua equipa, por toda a entrega e trabalho em prol do basquetebol no Distrito de Leiria. Este novo mandato assume uma linha de continuidade clara e quer acrescentar novidades que reforcem a presença e a relevância do Basquetebol no panorama desportivo Distrital e Nacional.

Como principal objectivo a curto prazo está a preparação da retoma da actividade desportiva e o acompanhamento aos clubes para que todo o processo se possa realizar de forma rápida, sustentada e sem que se verifique uma quebra no número de praticantes da modalidade. Neste sentido, o reforço da aposta no minibasquete será uma realidade constante no decorrer do mandato e um dos principais focos de atenção da actividade desta organização. O acompanhamento dos clubes e o apoio à sua actividade é também um elemento fundamental, tendo a nova direcção da ABL iniciado já neste mês de fevereiro a realização de um conjunto de reuniões com todos os Clubes do Distrito, permitindo recolher os dados relevantes do estado actual dos mesmos, estabelecendo simultaneamente uma linha comum de actuação entre clubes e a ABL para a definição das prioridades de futuro. Até ao momento a ABL reuniu com 6 dos 12 clubes filiados na associação.

Os objectivos a longo prazo prendem-se com a valorização e incremento da qualidade competitiva e da expansão da modalidade dentro e fora dos limites do distrito. Com a implementação de projectos do basket 3×3 (desporto informal), a aposta nas competições interdistritais e uma forte componente formativa, a ABL pretende reforçar os pergaminhos da modalidade no panorama desportivo e elevar o patamar num processo claro de revestimento e
de evolução competitiva e não competitiva.

Quanto à execução de projectos, a ABL assume a continuidade da Gala Anual e da parceria entre as 5 Associações de Basquetebol do Centro e aponta para novos projectos a colocar no terreno, tendo em conta o panorama actual de
confinamento e preparando o cenário futuro de regresso aos pavilhões. No imediato, a ABL vai organizar um conjunto de torneios e actividades on-line, envolvendo os clubes e a comunidade do basquetebol.

Por fim, a nova direcção da ABL, assume um compromisso de cooperação, acompanhamento e entreajuda com os seus clubes associados, os seus atletas, os seus treinadores e com toda a camada dirigente. Assume também uma
postura pró-activa na procura de novas soluções em conjunto com as Autarquias do Distrito, o IPDJ e a Federação Portuguesa de Basquetebol, absolutamente fundamentais para que as mudanças e as evoluções pretendidas se façam sentir de forma efectiva e se mostrem, também fundamentais para a realidade dos nossos territórios.


Emissão online

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

            A rádio que lhe diz mais!

Background