Plano de Desenvolvimento Turístico em consulta

Escrito por em 2021-02-10

Pombalenses convidados a participar até ao dia 12 de Março

O Plano de Desenvolvimento Turístico de Pombal, que se encontra em consulta pública, apresenta como uma das suas conclusões, segundo uma nota de imprensa divulgada pelo Município, que “Pombal deverá posicionar-se como um destino de excelência, alicerçado na natureza, história, cultura e tradição, capaz de potenciar uma oferta dinâmica e diferenciadora, adaptada a públicos que privilegiam a sustentabilidade, a autenticidade e a qualidade da experiência turística”.

O plano foi elaborado pela Sociedade Portuguesa de Inovação e constitui-se como “um documento estratégico e orientador da actuação dos agentes públicos e privados do sector para incrementar a atractividade do concelho enquanto destino turístico”. Iniciado em finais de 2019, o trabalho distribuiu-se por diversas fases, incluindo a realização de workshops temáticos envolvendo os vários actores locais, públicos e privados, como autarcas, operadores turísticos, associações ou instituições.

Segundo a autarquia liderada por Diogo Mateus, o documento considera como produtos turísticos prioritários “aqueles que correspondem aos produtos centrais da oferta turística de Pombal, baseados nos seus recursos culturais e naturais com elevado valor distintivo e de atracção e que dão resposta às principais motivações dos turistas/ visitantes e tendências do sector.” Entre estes, contam-se a História e o património com o castelo e núcleos tradicionais; o Turismo desportivo e de competição, com a realização de provas e estágios; o Turismo activo e de natureza; o Turismo de mar, com a aposta no naturismo e na sustentabilidade; o Turismo religioso, nomeadamente com o Louriçal e os Caminhos de Fátima; e o Turismo científico, alicerçado na espeleologia, geomorfologia, arqueologia e paleontologia.

Por forma a aumentar o reconhecimento e a notoriedade externa do concelho de Pombal, o Município revela a pretensão de “constituir e desenvolver uma marca forte e de valor, sendo relevante a definição da sua abordagem no horizonte temporal do plano de desenvolvimento turístico”. Deste modo, a autarquia conclui que o concelho apresenta um conjunto de características singulares e identitárias que encerram o potencial de atracção de turistas e visitantes. “É a partir deste conjunto que serão definidos os atributos de uma marca umbrella para o território, a marca “Pombal”, a conceber aquando da implementação do Plano”, refere o comunicado da Câmara Municipal.

Até 12 de Março, o Plano de Desenvolvimento Turístico encontra-se em consulta pública, estando a Câmara Municipal a convidar todos os Pombalenses a enviar as suas apreciações, sugestões e contributos de melhoria.

Marcado como

Emissão online

97fm Rádio Clube de Pombal

Faixa Atual

Título

Artista

            A rádio que lhe diz mais!

Background